Flores na Igreja

Você gostaria de doar flores para serem usadas em nossos cultos? Antes de falar como, vamos refletir um pouco sobre as flores na igreja.

É comum, nos cultos da Igreja Luterana, termos flores como parte da ornamentação da Igreja. Mas o que elas significam? Primeiramente, as flores representam a bela criação de Deus. Através do seu colorido, da sua beleza e perfume, as flores lembram o Jardim do Éden, a perfeita criação de Deus. Porém, quando estão na casa de Deus, em momento de culto, também nos lembram da realidade do ser humano pecador, da sua fragilidade.

               O profeta Isaías afirmou o seguinte:

“6Alguém diz: “Anuncie a mensagem!” “O que devo anunciar?” — eu pergunto. “Anuncie que todos os seres humanos são como a erva do campo e toda a força deles é como uma flor do mato. 7A erva seca, e as flores caem quando o sopro do Senhor passa por elas. De fato, o povo é como a erva. 8A erva seca, a flor cai, mas a palavra do nosso Deus dura para sempre.”

Is. 40.6-8

Em um contexto de exílio, o profeta ressalta que o ser humano é como uma flor do campo, que cresce, mas logo murcha, seca e cai. O ser humano é pecador e somos lembrados disso também quando olhamos para o altar e percebemos que as flores que estão ali não irão durar por muito tempo. Porém, um contraste é destacado, a Palavra do Senhor não seca, não murcha e não termina, ela dura para sempre. Mesmo diante da fragilidade da vida, o Senhor promete cuidar de nós.

Assim diz Jesus:

“25 — Por isso eu digo a vocês: não se preocupem com a comida e com a bebida que precisam para viver nem com a roupa que precisam para se vestir. Afinal, será que a vida não é mais importante do que a comida? E será que o corpo não é mais importante do que as roupas? (…) 28 — E por que vocês se preocupam com roupas? Vejam como crescem as flores do campo: elas não trabalham, nem fazem roupas para si mesmas. 29Mas eu afirmo a vocês que nem mesmo Salomão, sendo tão rico, usava roupas tão bonitas como essas flores. 30É Deus quem veste a erva do campo, que hoje dá flor e amanhã desaparece, queimada no forno. Então é claro que ele vestirá também vocês, que têm uma fé tão pequena!

Mt 6.25,28-30

Por fim, vale lembrar que as flores também são comparadas com a alegria da Salvação. A transformação vem de uma realidade morta, sem vida, para algo cheio de vida e esperança.

O profeta Isaías afirma:

“O deserto se alegrará, e crescerão flores nas terras secas; cheio de flores, o deserto cantará de alegria”

Is 35.1

Assim também, o ser humano sem vida e afastado de Deus, recebe nova vida pela morte e ressurreição de Jesus Cristo. Por isso, mesmo diante da fragilidade da vida, temos a promessa da alegria da Salvação.

“10Aqueles a quem o Senhor salvar voltarão para casa, voltarão cantando para Jerusalém e ali viverão felizes para sempre. A alegria e a felicidade os acompanharão, e não haverá mais tristeza nem choro”

Is 35.10

Você deseja fazer uma doação de flores para serem colocados nos cultos da Congregação Luterana Concórdia? Estamos abrindo a oportunidade (haverá uma lista na entrada da igreja) para que você possa doar em algum Domingo que seja mais adequado para você. Ao mesmo tempo, lembramos da responsabilidade e compromisso de fazer essa ação.

“24Como dizem as Escrituras Sagradas: “Todos os seres humanos são como a erva do campo, e a grandeza deles é como a flor da erva. A erva seca, e a flor cai, 25mas a palavra do Senhor dura para sempre.”

1Pe 1.24-35

Que a Palavra do Senhor dure para sempre em nossos corações e nas nossas vidas.

Pastor Matheus Schmidt

Posts Similares