Batismo

No batismo Deus derrama a sua graça e o seu Espírito sobre nós. “Ele nos salvou por meio do Espírito Santo, que nos lavou, fazendo com que nascêssemos de novo e dando-nos uma nova vida”. (Tt 3.6) Este dia vem em momentos diferentes para cada um de nós. Se você ainda não foi batizado e deseja conhecer mais sobre o Batismo e como você pode ser batizado, entre em contato conosco para conversarmos um pouco mais.

O batismo não é apenas água simples, mas é a água compreendida no mandamento divino e ligada à Palavra de Deus.

É a que nosso Senhor Jesus Cristo diz no último capítulo de Mateus: “Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo”.

São as que nosso Senhor Jesus Cristo diz no último capítulo de Marcos: “Quem crer e for batizado será salvo; quem, porém, não crer será condenado”.

A água, em verdade, não as faz, mas a Palavra de Deus que está unida à água, e a fé que confia nesta Palavra de Deus unida com a água. Pois sem a Palavra de Deus, a água é água simples e não batismo. Mas com a Palavra de Deus, a água é batismo, isto é, água de vida, cheia de graça e um lavar de renascimento no Espírito Santo, como diz Paulo na carta a Tito, no capítulo terceiro: “[Deus] nos salvou mediante o lavar regenerador e renovador do Espírito Santo, que ele derramou sobre nós ricamente, por meio de Jesus Cristo, nosso Salvador, a fim de que, justificados por sua graça, nos tornemos seus herdeiros, segundo a esperança da vida eterna. Fiel é esta palavra” (Tt 3.5-8).

Significa que o velho homem em nós, por contrição e arrependimento diários, deve ser afogado e morrer com todos os pecados e maus desejos e, por sua vez, sair e ressurgir diariamente novo homem, que viva em justiça e pureza diante de Deus eternamente.

Paulo diz em Romanos, capítulo sexto: “Fomos, pois, sepultados com ele [Cristo] na morte pelo batismo; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim também andemos nós em novidade de vida” (Rm 6.4).

No batismo Deus derrama a sua graça e o seu Espírito sobre nós. “Ele nos salvou por meio do Espírito Santo, que nos lavou, fazendo com que nascêssemos de novo e dando-nos uma nova vida”. (Tt 3.6) Este dia vem em momentos diferentes para cada um de nós. Se você ainda não foi batizado e deseja conhecer mais sobre o Batismo e como você pode ser batizado, entre em contato conosco para conversarmos um pouco mais.

Outras Perguntas sobre o Batismo

O Batismo é um presente especial de Deus aos seus filhos, pois contém promessas de vida e salvação. Como pais, vocês se tornarão fundamentais na caminhada de fé dos seus filhos levando-os até a fonte batismal. Se você pai e mãe estão esperando um filho, ou estão prontos para marcar o dia do batismo dele, ou simplesmente se você tem perguntas sobre o batismo infantil ou outras questões referentes ao Batismo, venha conversar conosco. Ficaremos felizes em dar maiores orientações.

O batismo é realizado preferencialmente o durante o culto como parte importante da liturgia. Em casos especiais, é possível realizar em outros horários que não seja no culto principal nos Domingo às 9h00.

Testemunha: Pessoa que presencia o Batismo, sendo uma testemunha de que a criança foi batizada. Qualquer pessoa pode ser testemunha. Por ser feito durante o culto, todos que estão presentes se tornam testemunhas deste momento.

Padrinho: Pessoa escolhida pelos pais para confessar a fé no Deus Triúno em lugar da criança, no dia do Batismo. Além disso, são aquelas que vão orar pela criança, procurar dar a ela bom exemplo cristão – começando por ir à Igreja – e que vão fazer o melhor que puderem por ela, especialmente no caso de perder os pais. Os padrinhos ajudam no que estiver a seu alcance, para que esta criança seja instruída na Palavra de Deus e para que permaneça na fé em que ela é batizada. Por isso, do ponto de vista cristão, padrinho e madrinha são aqueles que confessam a mesma fé em que a criança está sendo batizada, pois assumem um compromisso cristão com seu/sua afilhado(a).

Ter padrinho é uma decisão da família e não uma exigência da Igreja Luterana. Também não há nenhuma indicação da quantidade de padrinhos necessários. Ao observar a orientação bíblica, não há nenhuma menção para a necessidade de se escolher padrinhos para acompanhar ao longo da vida do batizado, mas a tradição de ter padrinhos no momento do batismo volta ao início da igreja cristã.