Uma Igreja Acolhedora

“Portanto, acolham uns aos outros, como também Cristo acolheu vocês para a glória de Deus.” (Romanos 15.7)

Elaboramos uma lista com as perguntas mais frequentes. Caso não encontre a resposta para sua dúvida, por favor entre em contato conosco.

A Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB) iniciou seus trabalhos em 1900, com a chegada do Pastor Christian J. Broders, enviado pela Igreja Luterana dos Estados Unidos (Lutheran Church – Missouri Synod). A sua fundação oficial foi em 24 de junho de 1904, São Pedro do Sul (RS). Atualmente, a IELB é formada por quase 2.000 congregações e missões, em todos os estados brasileiros. A IELB também conta com o Seminário Concórdia, onde são formados todos os nossos pastores, a Editora Concórdia, além de desenvolver projetos auxiliares como Hora Luterana, Vivenciar, Rádio Cristo Para Todos, entre outros.

Todas essas informações, e muitas outras, estão disponíveis no site oficial da IELB. Vale a pena conhecer também conhecer o canal do YouTube e as redes sociais (Instagram e Facebook), que disponibilizam materiais e notícias muito interessantes sobre a Igreja e seu trabalho.

A IELB foi fundada por uma missão norte-americana no início do século XX, mas já no século XIX existiam diferentes trabalhos desenvolvidos no Brasil por missionários alemães que migraram para o país em diferentes períodos, em especial nas regiões de maior colonização alemã (Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná). Assim, a Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB) e a Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) surgiram por uma mesma motivação (apoiar os luteranos que migraram para o Brasil e fazer conhecido o Evangelho de Cristo), mas têm suas origens em projetos de organizações distintas.

As demais diferenças derivam assim desse ponto de partida, sendo duas as principais: a IELB possui como base de fé o Livro de Concórdia, que é a compilação de diferentes documentos escritos pelos primeiros reformadores luteranos (século XVI), enquanto a IECLB subscreve apenas a Confissão de Augsburgo e o Catecismo Menor (que integram o Livro de Concórdia); os modelos de organização da IELB e da IECLB são distintos.
Sobre a organização da IELB e nossas bases de fé, você pode encontrar mais informações no site oficial.

Cremos que a Igreja cristã, que reúne todos os cristãos do mundo de todos os tempos, é a noiva de Cristo, por quem Jesus se sacrificou e a qual Ele mesmo voltará buscar. Por isso, a IELB não possui um “dono”, mas é organizada desde as comunidades locais (Congregações/paróquias), que elegem suas diretorias, e que se organizam em distritos. Esses distritos organizados são apoiados pelos trabalhos desenvolvidos pela IELB, que possui uma diretoria própria, eleita desde os representantes dos distritos. Essa forma de organização reflete uma visão bíblica de cuidar com trabalho da igreja, além de oferecer transparência, permitindo que diferentes comunidades apoiem os trabalhos umas das outras.

Se você deseja conhecer uma Igreja luterana, nós temos um convite muito especial: todos os domingos, das 9h às 10h30, na Alameda Jauaperi, 770, Bairro Moema, São Paulo (SP), nós nos reunimos para cantar, orar e estudar a Palavra de Deus juntos. Será um prazer enorme ter a sua companhia e estaremos na porta para te receber!

Não há nenhuma exigência ou pré-requisito. Os cultos são abertos e não precisa ter receio de não saber como funciona. Também não precisa se preocupar com uma roupa específica. Se você deseja se vestir de forma casual ou a sua melhor roupa, nós queremos que você se sinta confortável aqui entre nós.

Os cultos também são transmitidos ao vivo pelo nosso canal do YouTube.
Caso você acompanhe uma das transmissões, não deixe de mandar uma mensagem no chat, para que possamos te conhecer também! Será uma alegria muito grande contar com a sua companhia, pessoal ou virtualmente!

Sim!!! Como luteranos, entendemos que as crianças são parte essencial da nossa família na fé e por isso damos a elas uma atenção muito especial. Em nossos cultos, separamos um espaço especial, onde elas podem brincar, cantar e ouvir sobre a Palavra de Deus com uma linguagem adaptada à idade delas. Essas atividades são desenvolvidas nos mesmos horários do nosso culto (todos os domingos, das 9h-10h30). Para isso, contamos com uma equipe preparada de professores.

Ao longo do ano também desenvolvemos diferentes atividades especialmente para as nossas crianças, mas que são sempre abertas para qualquer criança que queira participar!

Especialmente neste período de pandemia, temos gravado as aulas da Escola Bíblica Dominical com todas as igrejas do Distrito Paulista. Por isso, você pode acessar as histórias gravadas aqui.

Se você tem dúvidas ou gostaria de conhecer mais o nosso grupo Infantil, dê uma olhada na página do nosso site ou entre em contato conosco que poderemos contar um pouco mais sobre as nossas atividades.

Como afirma o Catecismo Menor: “O Batismo não é apenas água simples, mas é a água compreendida no mandamento divino e ligada à Palavra de Deus”. Esta ordem está registrada em Mateus 28.19:

“vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo”.

É um Sacramento porque contém três elementos:

  • Ordem Divina:

“Vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo”

Mateus 28.19
  • Meio da Graça:

“Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado”

Marcos 16.16
  • Possui Elemento Visível: Água

A Bíblia nos ensina que, desde que Adão e Eva caíram em pecado, todos os seres humanos são concebidos e nascem já contaminados com este mal.

“De fato, tenho sido mau desde que nasci; desde o dia em que fui concebido tenho sido pecador”

Salmo 51.5

Esta é a situação de todas as pessoas.

Por isso, Jesus mesmo mandou: “batizem todas as nações”. Tanto adultos como crianças. “Naquela mesma hora da noite, o carcereiro começou a cuidar deles, lavando os ferimentos da chicotadas. Logo depois ele e toda a sua família foram batizados” (Atos 16.33).

O Batismo concede: Perdão dos Pecados. Deus nos perdoa os pecados, tanto o original quanto o atual. Salvação: pelo Batismo, recebemos a fé. E é pela fé que somos salvos. “Quem crer e for batizado, será salvo” (Marcos 16.16). Filhos de Deus: no Batismo, Deus nos tira da escravidão do pecado e nos coloca na Família de Deus. Passamos a ser filhos Dele.

O batismo está também é brevemente explicado no artigo 9º da Confissão de Augsburgo, que você pode consultar aqui.

Se você ainda tem dúvidas ou deseja ser batizado, entre em contato conosco ou fale com um de nossos pastores. Eles ficarão muito felizes de poder conversar e te orientar sobre o assunto!

O sacramento do batismo é o lavar regenerador e renovador do Espírito Santo, que Deus derramou sobre nós ricamente, por meio de Jesus Cristo, nosso Salvador, a fim de que, justificados pela graça de Deus, nos tornemos seus herdeiros, segundo a esperança da vida eterna.

A confirmação, no entanto, é um compromisso que os pais assumiram em virtude da celebração do batismo de seus filhos. Não é um sacramento, embora também seja um ato formal. Na Liturgia do Culto Luterano consta que “a Confirmação é uma cerimônia festiva celebrada pela Igreja na qual o jovem lembra o seu Batismo, reafirma sua fé no Salvador Jesus e compromete-se a renunciar ao diabo, servir a Deus e permanecer fiel à Igreja.” Trata-se de um compromisso público, voluntário e pessoal para com a Congregação local.

Anualmente, forma-se um grupo de adolescentes para a instrução de confirmandos, normalmente entre a idade de 11 anos a 14 anos. Recebe este nome por preparar adolescentes a confirmarem a fé recebida no dia do seu batismo. O curso tem a duração de 2 anos. O conteúdo do curso se resume nas 6 principais partes da doutrina luterana: Credo Apostólico, os Dez Mandamentos, Batismo, Santa Ceia, Pai Nosso e Ofício das Chaves – base do Catecismo Menor de Lutero. Os dias do curso são preferencialmente aos sábados. Início do período letivo sempre no mês de março de cada ano.

Se você ainda tem dúvidas ou deseja inscrever o seu filho na próxima turma de confirmandos, fale com um de nossos pastores! Eles ficarão muito felizes de poder conversar e te orientar sobre o assunto!

Cremos que existem dois sacramentos: O Santo Batismo e a Santa Ceia. Para quem nunca ouviu falar sobre a Santa Ceia, parece que este sacramento é simplesmente o comer um pedacinho de pão e beber um golinho de vinho, contudo, a Santa Ceia é muito mais do que isso. A Santa Ceia é o verdadeiro corpo e sangue de nosso Senhor Jesus Cristo para ser comido e bebido, sob o pão e o vinho, por nós cristãos, como Cristo mesmo o instituiu.

A Santa Ceia foi instituída por Jesus na noite em que foi traído. É um Sacramento porque:

  • Tem ordem divina: 1 Co 11.25

Assim também, depois do jantar, ele pegou o cálice e disse: “Este cálice é a nova aliança feita por Deus com o seu povo, aliança que é garantida pelo meu sangue. Cada vez que vocês beberem deste cálice, façam isso em memória de mim.”

  • É um Meio da Graça: Mt 26.26-28

Enquanto estavam comendo, Jesus pegou o pão e deu graças a Deus. Depois partiu o pão e o deu aos discípulos, dizendo: — Peguem e comam; isto é o meu corpo. Em seguida, pegou o cálice de vinho e agradeceu a Deus. Depois passou o cálice aos discípulos, dizendo: — Bebam todos vocês porque isto é o meu sangue, que é derramado em favor de muitos para o perdão dos pecados, o sangue que garante a aliança feita por Deus com o seu povo.

  • Possui Elemento Visível: Pão e Vinho

Como luteranos, cremos na presença real, o que significa que junto com o pão e o vinho recebe-se o verdadeiro corpo e sangue do Senhor Jesus. Os elementos visíveis na Ceia são pão e vinho, que são recebidos de modo natural, como outro alimento qualquer (pela boca). Os elementos invisíveis, mas presentes na Santa Ceia, são o corpo e o sangue de Jesus, que são recebidos de modo sobrenatural (não se compreende como isso acontece).

A Santa Ceia está também explicada no artigo 10 da Confissão de Augsburgo, que você pode consultar aqui.
Para nós luteranos, a Santa Ceia é uma prática íntima e deve ser administrada de forma consciente, pois há consequências para quem a toma sem discernimento (1Co 11.29). Pelo cuidado pastoral, orienta-se que somente receba os elementos quem publicamente assumiu esse compromisso com a Igreja visível pela Confirmação e tem assim consciência do que toma para si.

Se você não é membro, mas deseja conhecer esse maravilhoso presente, entre em contato conosco, converse com os pastores, a fim de que você também possa alegremente participar das bênçãos que Deus nos oferece por meio deste sacramento.

Somos portadores de uma herança que nos compromete seriamente a ensinar às pessoas sobre o verdadeiro sentido do discipulado de Jesus Cristo. Por isso, buscamos comunicar o amor de Deus e a Sua Palavra de forma contextualizada e prática através de um curso que reflete as principais doutrinas da fé cristã. Esses encontros se destinam a jovens e adultos de todas as idades que desejam conhecer os ensinamentos da Igreja Luterana e, também, tornarem-se membros da Congregação Luterana Concórdia. É um curso breve com a duração de 10 semanas.

Portanto, se você tem participado de nossas atividades, pessoal ou virtualmente, e gostaria de se tornar um membro da Igreja Luterana Moema, ficaremos muito felizes em te receber! Para isso, entre em contato com os nossos pastores e eles irão te orientar.

Se você já é membro de outra comunidade, é importante que você comunique os seus pastores, para que eles enviem uma carta de transferência. Ser membro de uma comunidade é um compromisso profundo e pessoal, mas também tem efeitos jurídicos importantes para os quais precisamos dar atenção.

Jesus diz no Evangelho de Marcos “Por isso o homem deixa o seu pai e a sua mãe para se unir com a sua mulher, e os dois se tornam uma só pessoa. Assim, já não são duas pessoas, mas uma só.” (Mc 10.7-8) O Senhor tem o desejo de abençoá-lo em todos os momentos. Por isso, quando homem e mulher se tornam uma só carne pelo casamento, eles percebem um ao outro como um presente, tendo uma vida acompanhada e abençoada por Deus.

Se você deseja realizar o seu casamento entre em contato com os nossos pastores e eles irão te orientar sobre os próprios passos.

Cremos que a Igreja local é abençoada por Deus em todas as suas necessidades, inclusive com a distribuição de dons. Diferentes pessoas, com diferentes capacidades, são reunidas pelo Espírito Santo para ser uma benção dentro e fora de nossa Congregação. Assim, esses dons não são nossos e precisamos exercitá-los da melhor forma possível sob o risco de perdê-los. Se você é membro de nossa comunidade e gostaria de se envolver nossas atividades, veja algumas áreas que você pode se envolver:

  • Adoração (Coral, Grupo de Música, Recepção, Culto)
  • Evangelismo
  • Ação Social
  • Comunicação (Transmissão, Mídias Sociais, Fotografia, Produção de Vídeos, etc)
  • Ensino (Escola Bíblica, Instrução de Confirmandos, Instrução de Adultos)

Se você tem alguma ideia e gostaria de começar um trabalho na Igreja, será um prazer enorme poder ouvir suas sugestões e oferecer o suporte que pudermos. Assim, fique à vontade para conversar com os nossos pastores, que irão te orientar melhor.

Reconhecemos que tudo o temos, inclusive os nossos bens, pertencem a Deus. “Ao Senhor Deus pertencem o mundo e tudo o que nele existe; a terra e todos os seres vivos que nela vivem são dele”. (Sl 24.1) Assumirmos, em gratidão, um compromisso com a Congregação Local e entendemos que esta depende de nosso trabalho, nossa fidelidade à Palavra e também da nossa generosidade. Da mesma forma que os primeiros cristãos compartilhavam seus bens para que ninguém tivesse necessidade, para que os presbíteros se dedicassem ao ensino da Palavra (1Tm 5.17) e para que outras igrejas superassem momentos de dificuldade (1Co 16.3), nós luteranos sustentamos nossas igrejas, nossos projetos e nossos irmãos com ofertas voluntárias. Nisso não vemos como um fardo ou dever, mas uma oportunidade de colaborar com aquilo que cremos.

Para nós luteranos, as ofertas (que podem ser no valor do dízimo ou não) são um fruto da nossa gratidão a Deus e uma expressão de generosidade com aquilo que Dele recebemos e com outros dividimos. Elas nascem de um coração alegre e que não espera nada em troca, porque já recebeu tudo. Assim como o Apóstolo Paulo afirma: “Que cada um dê a sua oferta conforme resolveu no coração, não com tristeza nem por obrigação, pois Deus ama quem dá com alegria” 2 Co 9.7.

Assim, se você não é membro de uma igreja luterana, não vamos pedir o seu dinheiro. Todas as nossas atividades são gratuitas e você pode vir aos cultos e desfrutar das bençãos que nossa comunidade recebe sem qualquer constrangimento.

Se você é membro da Igreja Luterana Moema e quer entender um pouco mais sobre como nós lidamos com as ofertas voluntárias, há um vídeo da IELB muito interessante disponível aqui.

Se você deseja conhecer mais sobre o trabalho e projetos da Congregação Luterana Concordia, venha conversar conosco.

A Igreja Luterana Moema possui uma página no YouTube com diversos materiais, incluindo alguns vídeos introdutórios sobre os principais tópicos da nossa fé. Vale a pena conferir AQUI.
Você também encontrará alguns recursos que temos produzido em nosso blog e na página Em Que Acreditamos.
O site da IELB e canal da IELB no YouTube também têm muitos materiais acessíveis gratuitamente.

Se você tem mais questões que não abordamos aqui ou gostaria de conversar reservadamente com nossos pastores, fique à vontade para contactá-los pelos canais disponíveis ou abordá-los pessoalmente após os cultos e nossas atividades durante a semana. Eles terão prazer em conversar com você!