Santa Ceia

É o verdadeiro corpo e sangue de nosso Senhor Jesus Cristo para ser comido e bebido, sob o pão e o vinho, por nós, cristãos, como Cristo mesmo o instituiu.

Assim escrevem os santos evangelistas Mateus, Marcos, Lucas e o apóstolo Paulo: “O Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão; e, tendo dado graças, o partiu e disse: Isto é o meu corpo, que é dado por vós; fazei isto em memória de mim. Por semelhante modo, depois de haver ceado, tomou também o cálice, dizendo: Este cálice é a nova aliança no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que o beberdes, em memória de mim.”

Isto nos indicam as palavras: “Dado e derramado em favor de vós para remissão dos pecados.” Por estas palavras nos são dadas no sacramento remissão dos pecados, vida e salvação. Pois onde há remissão dos pecados, há também vida e salvação.

O comer e o beber, em verdade, não as podem efetuar, mas sim as palavras: “Dado e derramado em favor de vós para remissão dos pecados.” Essas palavras, juntamente com o comer e o beber, são as coisas principais no sacramento. E o que crê nessas palavras tem o que elas dizem e expressam, a saber, remissão dos pecados.

Jejuar e preparar-se corporalmente é, sem dúvida, boa disciplina externa. Mas verdadeiramente digno e bem preparado é aquele que tem fé nestas palavras: “Dado e derramado em favor de vós para remissão dos pecados.”

Aquele, porém, que não crê nessas palavras ou delas duvida, é indigno e não está preparado, pois as palavras “por vós” exigem corações verdadeiramente crentes.