UM RELATO FEITO PELA NORMA IRIS HEINE DOS SANTOS

IGREJA LUTERANA EM MOEMA

Nos anais da IELB, talvez seja mais conhecida como a Igreja de Indianópolis, São Paulo, SP. Nasci e cresci aqui. Por laços de união matrimonial e por chamado de Deus, estive cerca de 11 anos fora de São Paulo. Depois, tive a felicidade de retornar à Congregação que me viu crescer e onde até hoje sirvo a Deus na companhia do meu marido e pastor.

PRIMEIROS PASSOS

Sobre a origem da Comunidade Evangélica Luterana Concórdia – CELC, de São Paulo, SP, consta nos registros que, em abril de 1931, os pastores Dr. Jahn, Rev. August Heinrich Hartwig Heine e Rev. Rodolpho Hasse visitaram São Paulo e se convenceram de que a Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB) deveria enviar um missionário para esta cidade. Cinco meses depois, foi instalado em São Paulo o primeiro pastor da IELB, H. Klenke, dando atendimento aos pontos de pregação nos bairros Ipiranga e Jardim Europa.

Sem data atrás da foto, apenas os seguintes dizeres “Achamos o terreno ideal com 3 lotes. Mais tarde adquirimos o anexo, reservado para a igreja”.

Em seguida, a igreja enviou o pastor e professor Otto A. Goerl para São Paulo, o qual teve a sábia iniciativa de fundar uma escola no bairro de Indianópolis, que na ocasião era um aglomerado de chácaras, com residentes, na sua maioria, de origem estrangeira. Em 2 de agosto de 1935, a Escola Luterana Concórdia foi registrada no Departamento de Ensino Particular. Na área de ensino tudo prosperava, e, consequentemente, a igreja fielmente luterana se firmava cada vez mais no bairro.

Culto de Inauguração da Escola – 10 de Outubro de 1937

FUNDAÇÃO DA COMUNIDADE CONCÓRDIA

Em outubro de 1937, foi fundada a Comunidade Evangélica Luterana Concórdia, e, no ano seguinte, foram inaugurados os prédios da escola e da casa pastoral, no local onde até hoje se encontram. Em fins de 1939, o pastor Otto A. Goerl recebeu e aceitou o chamado para ser o Diretor do Seminário Concórdia em Porto Alegre, RS. Então a Comunidade chamou o recém-formado pastor Ernesto Augusto Heine, que, na companhia de sua esposa Helga Iris Wagner Heine, assumiu não só o ministério na Comunidade como também as funções de diretor e professor da Escola Luterana Concórdia.

O ponto de pregação que havia no bairro do Itaim foi fechado, em virtude dos membros se mudarem para Indianópolis e outros bairros da zona sul. A Escola atendia as quatro séries primárias, em turno matutino e vespertino, conquistando um ótimo conceito no bairro, trazendo benefícios ao frutífero trabalho evangelístico. Durante muitos anos, os cultos eram realizados no salão escolar, exigindo a árdua tarefa de, a cada fim de semana, preparar o salão para o culto dominical e imediatamente depois modificá-lo para uso dos alunos na segunda-feira.

A lembrança é do dia 12 de Junho de 1960 quando foi realizado o culto especial de lançamento da pedra fundamental da construção do nosso atual templo. O culto foi realizado no mesmo local onde hoje está a igreja e o coral cantou diferenças músicas para marcar a ocasião. O harmônio que aparece na foto (a D. Hilda Tiberowski Schadt está tocando) é o mesmo que está aqui na igreja até hoje e que a D. Norma toca no Natal junto com as crianças.

CONSTRUÇÃO DO TEMPLO

Sob a bênção de Deus o trabalho na Congregação também prosperou e constatou-se a necessidade de uma igreja ampla. Campanhas foram realizadas para arrecadar fundos, surgiram doações generosas de pessoas compromissadas com a causa do Evangelho e empréstimos foram feitos. Finalmente, em 16 de junho de 1963, a Comunidade Concórdia teve a felicidade de inaugurar o seu tão desejado e belo templo.

Em 30 de abril de 1974, por motivos alheios à vontade da Escola e da Comunidade, mas imperiosos devido à nova legislação escolar, a Escola Luterana Concórdia foi fechada.

EXPANSÃO DO TRABALHO DA CONCÓRDIA

Na Congregação o trabalho evoluía, e novos pontos de missão foram abertos, recebendo atendimento pastoral da Concórdia e o apoio humano e material dos seus líderes leigos. Foi iniciado o trabalho missionário no bairro Rio Bonito, que deu origem à atual Congregação Evangélica Luterana da Paz, em Interlagos. O pastor Ernesto A. Heine também atendia o ponto de pregação no bairro Campo Limpo, hoje Congregação Evangélica Luterana Ebenézer. Nesse ínterim, o pastor Heine teve importante desempenho como presidente da Comissão de Construção do Instituto Concórdia de São Paulo.

O trabalho missionário da igreja no norte do Paraná também foi iniciado daqui de São Paulo, e o pastor Heine, com a permissão da Comunidade Concórdia, fez várias viagens àquela região, explorando o campo, reunindo o povo e realizando os primeiros cultos em Apucarana e Mandaguari.

Também deu atendimento no interior de São Paulo, Ribeirão do Meio. E durante muitos anos atendeu a igreja luterana de Nova Odessa, dando cultos na hospitaleira casa da família Carlos Mezgrawis. O desenvolvimento do trabalho lá teve muito apoio também das famílias Carlos Briedis e André Bruhn. Tenho lindas recordações das vezes que acompanhava meus pais até Nova Odessa, viajando de trem ou de Jeep. Desde aquela época os apoiava na parte da música, tocando harmônio, algo que sempre me deu muita alegria, o que até hoje faço com satisfação.

Durante esses anos todos, vários estagiários do Seminário Concórdia passaram pela Comunidade Concórdia, e cada um marcou o seu nome na história da Congregação. Um deles, inclusive, ao formar-se, recebeu o comissionamento para desenvolver a missão em Rio Bonito, onde pôde implantar e desenvolver a próspera Congregação da Paz, de Interlagos. Seu nome: pastor Carlos Walter Winterle, que veio mais adiante a eleger-se presidente da nossa querida IELB.

FAMÍLIAS PASTORAIS HEINE

Meus pais, Ernesto e Iris Heine, tiveram três filhos: Norberto Ernesto Heine, Norma e Lilian. Têm nove netos e seis bisnetos. Embora enfraquecidos pela longa idade, por graça de Deus concentraram forças de se fazerem presentes na maioria dos cultos da Congregação até o fim de suas vidas. Ambos serviram à obra do Senhor com muito amor e dedicação, enfrentando corajosamente os muitos desafios que se apresentaram nestes longos anos de ministério. Foram, realmente, exemplos de determinação e de fé para mim, para minha família e, certamente, para muita gente.

Como já disse, nasci e me criei em Indianópolis. Por razões matrimoniais e por chamado de Deus, afastei-me por 11 anos, acompanhando meu marido no trabalho pastoral em Belo Horizonte, MG, e depois em Lisboa, Portugal. Em novembro de 1980, tive a felicidade de retornar ao bairro, já que o meu esposo, pastor Alaor Güths dos Santos, aceitou chamado para essa Paróquia, o que me proporcionou a volta às origens e, além da alegria de poder colaborar novamente como uma das organistas da Congregação, também servir a Deus em outras áreas. E, assim, junto com meus pais, meu marido, nossos quatro filhos (Malco, Leandro, Nuno e Thiago), duas noras (Cassia e Julia Esther) e um neto (Rafael), louvamos a Deus e procuramos servi-lo com alegria e dedicação.

Em 1990 o pastor Heine tornou-se emérito e, a partir de então, começou paulatinamente a diminuir os seus compromissos, deixando a liderança geral do trabalho com o pastor Alaor. Ambos realizaram um harmonioso e frutífero trabalho, colocando todos os departamentos em atividade e servindo ao Distrito e à IELB das mais variadas maneiras, tanto com apoio humano quanto financeiro.

REABERTURA DA ESCOLA CONCÓRDIA

E no trabalho paroquial, esses pastores lideraram também a reabertura da escola, com o apoio da Comissão Escolar, eleita pela Congregação. Em 1990, iniciaram-se as atividades da Escola Luterana Concórdia de Educação Infantil (ELCEI). Durante 20 anos, passaram centenas de crianças pela ELCEI e saíram alfabetizadas com louvor. E, conforme o propósito cristão da escola, todas receberam, com o consentimento dos pais, também o ensino bíblico. Como acreditamos que a Palavra de Deus não volta vazia, certamente ela há de produzir frutos ao longo da vida destes que a ouviram e a receberam. Infelizmente, devido às novas exigências da Secretaria de Educação com respeito às instalações e aos altos custos de manutenção do corpo docente exigido, a Congregação não pôde mais subsidiá-la, e fomos obrigados a suspender esse trabalho que nos proporcionou muita alegria e bênçãos ao longo de duas décadas.

SEGUNDO PASTOR E OS GRANDES DESAFIOS

Em outubro de 2012, a Congregação Evangélica Luterana Concórdia de Moema (nome atual da Congregação e do bairro) celebrou o seu 75° aniversário. Vários objetivos com relação a melhorias no patrimônio foram alcançados, como a ampla e necessária reforma na casa pastoral. Porém, o alvo era a vinda de mais um pastor. O pastor Alaor, por vários anos, recebeu do Seminário Concórdia e da IELB a designação de estagiários para auxiliá-lo. E todos os que fizeram o seu estágio conosco tornaram-se muito importantes no desenvolvimento do trabalho. Porém, fazia-se necessária a vinda de um segundo pastor, para uma melhor assistência aos mais de 700 congregados da paróquia. Felizmente, graças a Deus, isso se concretizou em fevereiro de 2012, com a chegada do pastor Jones Timóteo Marlow, cuja instalação ocorreu no dia 20 de maio de 2012. A maioria das famílias congregadas reside distante da Congregação. O bairro transformou-se, cresceu e até passou a ser denominado de Bairro Moema. O mercado imobiliário apostou forte aqui, fazendo do bairro genuinamente residencial um bairro comercial e de prédios sofisticados.

Para continuar divulgando a existência de uma igreja luterana em meio aos imensos edifícios e mantê-la conhecida na região, apostou-se em eventos diferenciados, como a Série de Concertos Concórdia, com a apresentação de corais e quartetos de música sacra e erudita, atuantes em São Paulo. Também os nossos cultos dominicais passaram a ser transmitidos on-line/internet. Os pastores sempre procuram realizar cultos bem elaborados e com uma vigorosa mensagem da Palavra de Deus. E o que nos alegra é que dificilmente acontece um culto sem a presença de um ou mais visitantes. O nosso Coro Concórdia igualmente desempenha um importante papel no trabalho, e nesses últimos anos tem feito marcantes apresentações, executando várias cantatas, tanto nos cultos festivos de aniversário como nos cultos natalinos. O pastor Jones Timóteo Marlow permaneceu trabalhando na Congregação até julho de 2015.

FALECIMENTOS

Infelizmente, em 10 de maio de 2014, o pastor Ernesto Augusto Heine, o meu querido pai foi chamado para junto de Deus, aos 98 anos e 10 dias. Completou a carreira, guardou a fé e deixou o legado de um ministério fecundo e fiel. E três anos depois, também aos 98 anos, a minha querida mãe, Helga Iris Wagner Heine, foi juntar-se ao seu esposo, na glória do Senhor Jesus. Louvo e agradeço a Deus pelas suas vidas e, reconhecida por tudo o que deles recebi e aprendi, cumpre-me imitá-los no testemunho do Evangelho e no servir a Deus e ao próximo.

NOVOS CHAMADOS

Em 20 de março de 2017 deu-se a instalação do Rev. Anderson Magnus Candido, pastor designado pela IELB dentre os recém-formados, em atendimento ao Chamado em branco emitido pela nossa Congregação. O ano de 2017 ficou aqui marcado pelos aniversários dos 500 Anos da Reforma e pelos 80 Anos da Congregação Concórdia. Em comemoração as respectivas datas, a nossa Congregação adquiriu da Editora Concórdia, 580 exemplares do Catecismo Menor de Lutero identificados na sua capa com gravação dourada. Um exemplar foi oferecido a cada família congregada como lembrança das festividades por ambas as datas: 80 da CELC e 500 da Reforma. No dia 03 de junho de 2018 o pastor Anderson aceitou o Chamado para a Congregação Evangélica Luterana Trindade de São Luiz, Maranhão.

Os trabalhos prosseguiram e nada foi interrompido, graças ao apoio que a liderança prestou ao seu pastor. Simultaneamente acontecia o processo de novo Chamado, que veio a se concretizar em fins de 2018, endereçado ao Rev. Matheus Schmidt da Congregação Evangélica Luterana Jesus de Santa Maria, RS. O pastor Matheus aceitou e no dia 19 de janeiro de 2019, juntamente com sua esposa Michelle, chegaram a São Paulo. E às 15h30min do dia 24 de fevereiro de 2019 foi realizado o culto de sua instalação, como pastor coordenador da CELC/SP, com a presença da maioria dos pastores do Distrito Paulista. Desde então os trabalhos com os dois pastores, Alaor e Matheus, prossegue com vigor, harmonia, entusiasmo, união, alegria e consagração. E se ultimamente, por um lado, a pandemia causou dificuldades e diversos tipos de problemas, por outro, tem servido como desafio para descobertas e inovações na maneira de prosseguir semeando com eficiência a Palavra da Verdade que liberta. E o querido casal, Matheus e Michelle, agora já embalam em seus braços um paulistano, Theo, o seu filho primogênito.

ENCERRAMENTO

Posso testemunhar que, eu e meu marido e pastor Alaor, somos muito felizes aqui na Congregação Concórdia e na Comunidade de Nova Odessa, paróquia à qual Deus nos chamou e onde estamos instalados desde o dia 16 de novembro de 1980, ou seja, há praticamente, 41 anos. Suplicamos que ele nos conceda saúde e boa disposição para continuarmos ainda capazes de servi-lo com eficiência, mas, que também nos oriente e dirija nos planos que temos de em breve tempo descansar.

E que tudo possa resultar para a glória de Deus e o bem da Igreja de nosso Salvador Jesus Cristo.

Norma Iris Heine dos Santos

Outubro 2021