Olhando para o Amanhã

Depois de quase 2 anos convivendo com as restrições impostas pela pandemia, estamos, aos poucos, retornando as atividades presenciais da nossa querida Congregação. O Sábado, dia 21 de novembro, ficou marcado por duas atividades muito simbólicas. Logo de manhã, a diretoria da Congregação Concórdia se reuniu para orar, estudar e planejar as ações de 2022. Na parte da tarde, foi o primeiro encontro presencial dos confirmandos e jovens.

Poder já sentir esse retorno nos faz olhar para o amanhã com esperança, vivendo o presente sabendo que estamos sendo cuidados por Deus.

Assim como diz Jesus:

“Por isso, não fiquem preocupados com o dia de amanhã, pois o dia de amanhã trará as suas próprias preocupações. Para cada dia bastam as suas próprias dificuldades.”

Mateus 6.34

No final do Evangelho, Jesus também afirma:

“E lembre-se disto: Eu estou com vocês todos os dias, até o fim dos tempos”

Mateus 28.20

QUER SABER MAIS SOBRE O QUE CONVERSAMOS NA REUNIÃO DE PLANEJAMENTO? CLIQUE AQUI!

O que Josué nos ensina sobre olhar para o amanhã?

Josué nunca é chamado de profeta, mas traz “as palavras do Senhor”. “Então Josué disse ao povo: — Venham cá e prestem atenção naquilo que o Senhor, nosso Deus, vai dizer.” (Js 3.9). Josué é filho de Num, da Tribo de Efraim e, portanto, da linhagem de José. Possivelmente Josué nasceu no período de escravidão do Egito e viveu em torno de 110 anos. O nome Josué significa: “Deus é salvação”.

O seu nome é significativo, pois a mensagem central do livro narra a fidelidade de Deus em conduzir o seu povo até a terra prometida.

“Assim o Senhor Deus deu aos israelitas toda a terra que havia prometido aos seus antepassados. E, quando tomaram posse da terra, eles passaram a morar nela. 44 O Senhor lhes deu paz com os povos vizinhos, conforme havia prometido aos seus antepassados. Nenhum dos inimigos conseguiu resistir, pois o Senhor deu ao povo de Israel a vitória sobre eles. 45 O Senhor cumpriu todas as boas promessas que havia feito ao povo de Israel.” (Js 21.43-45)

“Agora o dia da minha morte está perto. Todos vocês sabem, no seu coração e no seu íntimo, que o Senhor, nosso Deus, lhes deu todas as coisas boas que havia prometido. Ele cumpriu tudo; não falhou em nada. (Js 23.14)

Josué foi o responsável em conduzir o povo do deserto à Terra de Canaã, terra prometida por Deus já no tempo de Abraão. Deus é paciente em cumprir a sua promessa e em nada falha. Deus estava com o povo ao atravessarem o Rio Jordão (Js 3-4), fazer cair a muralha de Jericó (Js 6) e na vitória dos Amorreus, concedeu com que o sol e a lua não se mexessem para que tivessem tempo de completar a vitória (Js 10).

Toda essa narrativa faz mais sentido se olharmos com atenção para o primeiro capítulo. Ali Deus faz Josué olhar para o amanhã. Como?

Orou – (versículos 1-5) Deus fala a Josué e é uma maneira do Antigo Testamento refletir que eles estavam conversando em oração.

“Você nunca será derrotado. Eu estarei com você como estive com Moisés. Nunca o abandonarei”

Josué 1.5

Estudou – (versículos 6-9)

“Fale sempre do que está escrito no Livro da Lei. Estude dia e noite a Lei de Deus, não se desvie dela que tudo o que fizerdes ocorrerá bem e você terá sucesso.”

Josué 1.8

– Planejou – (versículos 10-18)

“Então Josué ordenou aos líderes israelitas: Vão pelo meio do acampamento, dando esta ordem ao povo…

Josué 1.10-11

Agiu (cap 2 e seguintes) Josué agiu com coragem, com confiança, superando os desafios, enfrentando os medos, sabendo que erros aconteceriam, mas acima de tudo tendo humildade em reconhecer que é Deus que dá os resultados.

Seja Forte e Corajoso é a voz de Deus para Josué e é também para a Congregação Concórdia. Para que?

…  para seguir em frente;

… viver de acordo com a vontade de Deus;

… não desanimar, pois Deus não abandona os seus filhos;

… acima de tudo, sejamos fortes e corajosos.

Josué nos ensina a olhar em confiança e fé para Deus e deixar que Deus nos mostre o tempo certo, o momento adequado para que seja realizado a obra que é Dele. Josué nos ensina a buscar na Palavra do Senhor a certeza de que as promessas nas quais Deus faz não falham e se renovam a cada manhã. Como Igreja, temos a esperança de sermos acolhidos por Jesus no Novo Céu e na Nova Terra, mas até chegar este dia tão prometido, Deus nos preenche de coragem para agir em confiança já no tempo presente.

Finalizo essa breve reflexão trazendo um dos versículos mais fortes e impactantes de Josué. Ele deixa uma mensagem ao povo de Israel, mas também a todos nós: “eu e a minha família serviremos a Deus, o Senhor” (Js 24.14-15).

Matheus Schmidt

Pastor

Posts Similares