LENDO A ESCRITURA – PALAVRAS QUE TRAZEM VIDA
Existe alguma diferença entre ler a Bíblia ou ler algum romance, um livro histórico, ou qualquer livro que você tenha na prateleira? Será que existe alguma postura ou um ritual para “fazer funcionar”, ou é algo que podemos ler sem muita preocupação?
O Salmo 1º compara aqueles que meditam nas Palavras do Senhor dia e noite com árvores fortes, que foram plantadas perto de um rio e, quando chega o tempo certo, elas são frutíferas. “O prazer deles está na lei do SENHOR, e nessa lei eles meditam dia e noite. Essas pessoas são como árvores que crescem na beira de um riacho; elas dão frutas no tempo certo, e as folhas não murcham.” (Salmo 1.2-3)
As árvores não crescem em uma semana, nem geram bons frutos de um dia para o outro. Elas precisam primeiro desenvolver raízes, que sugam os nutrientes necessários. Precisam de folhas, para que recebam a luz do sol. Árvores também não geram frutos o ano todo, há um tempo certo para conseguirem florescer, e, depois, frutificar. Frutificar no tempo certo depende de esforço e preparação. Assim também nós somos convidados a meditar diariamente na Palavra de Deus, dia após dia, com oração, persistência e paciência, confiando que, na estação correta, o Espírito Santo irá produzir em nossos corações os frutos da fé. Não é a árvore que escolhe a melhor estação do ano.
Então fica a pergunta: qual a diferença de ler a Bíblia? Outros livros podem oferecer informações e ensinamentos importantes sobre várias áreas do saber. Alguns livros podem te levar a jornadas realmente fascinantes. Outros podem dar detalhes históricos de tempos distantes ou relatos da nossa própria história. Também podemos aprender a fazer coisas, de dirigir um carro até pilotar aviões, coisas simples ou habilidades muito complexas. Alguns livros são muito importantes inclusive quando tomamos decisões difíceis, quando precisamos refletir ou aprender a pensar de outra forma. Mas, nenhum livro em sua prateleira pode te oferecer o que a Bíblia oferece. Já sabe o que é? Vida Eterna! Exatamente isso! Todas as vezes que você abrir a Bíblia, o principal propósito das Escrituras é te encher com a Vida que nenhum alimento, remédio ou ideia no mundo podem te dar!
Jesus, num diálogo muito interessante com uma mulher samaritana, ao lado de um poço de água, afirmou: “quem beber desta água terá sede de novo, mas a pessoa que beber a água que eu lhe der nunca mais terá sede. Porque a água que eu lhe der se tornará nela uma fonte de água que dará vida eterna” (Jo 4.14).
Por isso, qual o jeito certo de ler a Bíblia? É ler sempre. Não precisa devorar tudo de uma vez, mas, ao meditar diariamente na Palavra, peça ao Espírito Santo que ilumine as suas folhas e nutra o seu coração com as promessas de Jesus. Leia com alegria e com gratidão, pois é um grande privilégio receber essa Vida. E, o mais importante, leia com fé, pois, no tempo certo, os frutos virão.