LENDO A ESCRITURA – A BÍBLIA É SOBRE JESUS
Por que ainda ler a Bíblia? O que ela realmente tem a nos oferecer hoje? Ela é confiável? Quem é o seu verdadeiro autor? Qual é a sua mensagem principal? Essas são algumas das perguntas mais frequentes a respeito da bíblia.
Às vezes não nos damos conta do óbvio, a Bíblia é um livro. Na verdade, uma coleção com 66 livros. São 39 livros que compõem o Antigo Testamento e 27 que compõem o Novo Testamento. Há livros históricos, proféticos, livros de sabedoria, livros que contam a vida de Jesus e descrevem o início da Igreja Cristã. Apesar desses livros terem sido compilados por diversos escritores ao longo de séculos, cremos que há um único autor com um propósito muito bem definido. Um único fio condutor que centraliza e resume esse todo. Do início ao fim, Deus conduziu inúmeras pessoas para contar uma história, e não é qualquer história, é a história eterna. A história da Salvação. Talvez o versículo mais claro em relação ao propósito de Deus ao revelar sua Palavra esteja no Evangelho de João 20.30-31. “Jesus fez diante dos discípulos muitos outros milagres que não estão escritos neste livro. Mas estes foram escritos para que vocês creiam que Jesus é o Messias, o Filho de Deus. E para que, crendo, tenham vida por meio dele”.
Muitas pessoas, quando leem o texto bíblico, perdem de vista o propósito maior – isto é, que Jesus é o Messias, o Filho de Deus vivo, por meio do qual recebemos a Vida Eterna. Infelizmente, muitos buscam no texto bíblico respostas práticas para desafios do dia a dia, como resolver problemas financeiros, como melhorar os meus relacionamentos que estão em crise, como diminuir o stress no trabalho, como receber a cura para alguma enfermidade, até questões de moralidade ou escolhas pessoais.
De fato, Deus deseja transformar todas as áreas das nossas vidas e a Sua Palavra estará presente e se refletirá em cada momento e em cada pequena decisão que fizermos. Mas se lemos a Bíblia buscando respostas rápidas, desfocados do seu objetivo maior, diminuímos a revelação de Deus e corremos o risco de nunca compreender o seu verdadeiro propósito para as nossas vidas. Cremos que a Palavra de Deus faz muito mais que dar direções ou respostas rápidas. Em Jesus Cristo a solução do maior problema de todos: o pecado e nossa condenação são resolvidos.
E, assim, a verdadeira pergunta que devemos fazer ao ler as Escrituras é: O que Jesus Cristo fez para nos resgatar da condenação eterna? Saiba que, do início ao fim, de Gênesis até Apocalipse, Deus nos convida a conhecer o seu grande plano de Salvação, executado por Jesus, que se revelou como Verbo, a Palavra viva, e é assim prometido e testemunhado na Bíblia. Ao abrir um texto bíblico com essas lentes, você não somente vai encontrar satisfação na leitura, mas, acima de tudo, poderá desde agora, no tempo presente, experimentar a companhia do nosso Salvador, em toda a sua glória até aqui revelada. O Verbo Eterno – Jesus Cristo!