Domingo de Páscoa
Leia: João 20.1-10
Logo no início da manhã, Maria Madalena foi até o lugar que Jesus tinha sido sepultado e viu tudo. Viu que a grande pedra, colocada para fechar o túmulo, estava removida. É bem possível que o seu pensamento tenha sido: roubaram o corpo de Jesus. Sem pensar duas vezes, volta correndo e diz o que não havia visto: “Tiraram o corpo de Jesus do Túmulo e não sabemos onde o puseram!”
Pedro e João saíram correndo e quando João entrou no túmulo viu os lençóis no túmulo, mas não entrou. Pedro, entrou e viu que o corpo não poderia ter sido roubado pois os panos estavam exatamente da forma como eles o haviam deixado. Algo de extraordinário havia acontecido. João viu e creu.
Após os discípulos terem voltado para casa, Maria Madalena em prantos fora do túmulo viu dois anjos. Então um deles perguntou: “Mulher, porque você está chorando?” Ela respondeu: “levaram embora meu Senhor e eu não sei onde o puseram!”
Depois disso ela olhou para trás e “viu” Jesus ali de pé, e de alguma forma não o reconheceu. Então Jesus perguntou: “Mulher, por que que você está chorando? Quem é que você está procurando? Por ver, mas não o reconhecer, Ela pensou que aquele era o Jardineiro e por isso respondeu: “Se o senhor o tirou daqui, diga onde o colocou e irei buscá-lo.”
Sua visão encobre a verdadeira natureza de Jesus. O pecado a cega, o pecado a impossibilita de ver além da visão.
Maria! — disse Jesus.
Ela virou e respondeu em hebraico:
— “Rabôni!” (Esta palavra quer dizer “Mestre”.)
17 Jesus disse:
(…) Vá se encontrar com os meus irmãos e diga a eles que eu vou subir para aquele que é o meu Pai e o Pai deles, o meu Deus e o Deus deles.
18 Então Maria Madalena foi e disse aos discípulos de Jesus:
— Eu “vi” o Senhor!
E contou o que Jesus lhe tinha dito.
Olhem que interessante: João viu e creu – mas não viu verdadeiramente Jesus, apenas o sinal. Maria Madalena viu verdadeiramente Jesus, mas achou que era apenas um Jardineiro.
O que Jesus está nos ensinando aqui? Jesus está muito mais próximo do que podemos imaginar. Pelo batismo, estamos unidos a ele tanto na sua morte como também na sua ressurreição. E muitos vão se questionar, mas eu não o vejo, eu não sinto a sua presença. Eu diria a essas pessoas, talvez porque não é desta forma que Jesus quer ser visto. Ele quer que o enxerguemos de uma outra maneira. Assim como afirmou para Tomé: “Você creu porque me viu? — disse Jesus. — Felizes são os que não viram, mas assim mesmo creram!” (Jo 20.28-29)
Como podemos enxergar a Jesus sem vê-lo? A resposta é escute a Palavra Divina e pela sua voz você irá encontrá-lo. Maria viu Jesus quando ele falou. Não deixe com que os seus olhos o afastem de Jesus, mas pare para ouvir a voz do Bom pastor que te conduzirá pelos vales da Sombra da morte.
Cristo Ressuscitou! O túmulo está vazio. Por isso podemos dizer a todos: Aleluia.
Que Deus Espírito Santo abra nossa mente e coração para que possamos ver em cada gesto de perdão, de carinho, de compreensão, de alegria, de comunhão, de gratidão, o próprio Jesus que se revelando a nós pela Sua Palavra. E então, pelos olhos da fé dizer: “Eu vi o meu Salvador. Eu vi Jesus”.