Quinta-Feira

Leia: João 16.16-30

João 16.20: “Pois eu afirmo a vocês que isto é verdade: vocês vão chorar e ficar tristes, mas as pessoas do mundo ficarão alegres. Vocês vão ficar tristes, mas essa tristeza virará alegria”.  

Jesus ali revela algo que é puramente humano, o choro, as lágrimas. Às vezes choramos de alegria sim, mas normalmente o choro está mais ligado à tristeza, à dor e ao sofrimento. Nesses versículos Jesus antecipa aos discípulos algo que eles vão sentir. Os discípulos irão chorar ao ver Jesus na cruz. Irão chorar ao ver o seu mestre maltratado e humilhado.  

A expressão “daqui a pouco” ou “só mais um pouco” contida em vários dos versículos deste capítulo é muito significativa. O choro dos discípulos iria durar apenas três dias, duas noites, chorando e pensando que o Messias estava morto. Chorariam de medo do que seria da vida deles. Chorariam por terem investido tudo em Jesus e por um pouco de tempo terem perdido tudo. Mas depois do choro vem a alegria, depois da tempestade vem a bonança, depois da dor vem o alívio.  

Somente quando eles viram Jesus ressuscitado, no Domingo da Páscoa, que entenderam essas Palavras de Jesus. Eles precisavam de “um pouco de tempo” para que a tristeza se transformasse em alegria. Demorou um pouco de tempo para entenderem que Jesus carregou os pecados da humanidade sobre si, e na cruz venceu o diabo e a própria morte. Demorou um pouco de tempo para que eles entendessem que Jesus se tornou um servo em nosso favor, para se tornar o nome mais importante, e o nome pelo qual todos são salvos.   

O choro vai continuar presente.  Os motivos de choro podem ser diferentes de uma pessoa para a outra. Por mais um pouco de tempo, vamos ter dificuldades de entender o porquê choramos ou o porquê precisamos passar por momentos assim. Mas é por um pouco mais de tempo. A promessa contida no livro de Apocalipse nos assegura que todas as nossas lágrimas serão enxugadas pelo próprio Jesus. No Novo Céu e na Nova terra, não haverá razão para chorarmos, pois os motivos de choro não mais existirão. Não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro e nem dor. As coisas velhas já passaram. 

Antes mesmo da sua morte, Jesus encorajou os seus discípulos a se fortalecerem na promessa: Mais um pouco e essa tristeza se transformará em alegria. Mas enquanto isso, aproveitem esse tempo para chorar com os que choram e apontar para Jesus que enxuga todas as lágrimas. Assim como diz o Salmista Davi: “O choro pode durar a noite inteira, mas de manhã vem a alegria”.

Compartilhe!

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *