Terça-Feira

Leia: João 13.1-38  

 “Pois eu dei o exemplo para que vocês façam o que eu fiz.” Jo. 13.15 

O mundo sempre precisou de exemplos.  O mundo de hoje não foge à regra!  Continua necessitando de pessoas que vivam como Jesus.  A paixão de Jesus nos exemplifica e ensina que somente a humildade e o amor são mais fortes do que o preconceito e o ódio.  

Para espanto de seus discípulos, Jesus interrompeu aquele jantar para demonstrar na prática a lição que desejava transmitir aos seus íntimos seguidores. Que sentimentos de humilhação devem ter ocorrido no coração dos discípulos, ao verem o seu Mestre despir-se de parte das roupas e se pôr a lavar a sujeira de um dia de viagem dos pés dos amigos. 

Vale destacar que lavar os pés era um trabalho humilde, feito por escravos para os seus patrões e, também, aos que chegavam de viagem. Não raro, esse trabalho era considerado humilhante a ponto de ser designado como castigo a algumas pessoas que cometiam algum delito legal.  Jesus, ao realizar este gesto, coloca-se como escravo, como servo, o que fez Pedro reagir diante de Jesus não querendo admitir, de modo algum, que o Mestre se rebaixasse assim diante deles.  

Jesus diz: “Pois eu dei o exemplo para que vocês façam o que eu fiz”. Queridos irmãos, esse sentimento e demonstração de amor e de servidão por parte de Jesus devem nos lembrar de que nada que possamos fazer para as pessoas está além do que o próprio Jesus faria por cada um de nós.  Se por um lado sabemos que jamais conseguiremos nos humilhar mais que o próprio Cristo, por outro, nunca esqueçamos que servir não diminui a dignidade de ninguém.  

Compartilhe!

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *